Inovação, nova economia, startups, novos negócios e ecossistema de inovação

15/03/2021

A FSG tem no seu DNA a inovação. A estrutura universitária da FSG, já em sua essência e nascimento, vem da inovação e do ser e fazer diferente. Como o compromisso da instituição sempre foi atender ao desenvolvimento regional dando atenção à pluralidade que o compõe, a estrutura da sociedade da Serra Gaúcha, a FSG estruturou o seu Campus Sede e lá criou o Centro de Tecnologia e Inovação com laboratórios dos Cursos de Engenharia, Design e Arquitetura e Urbanismo, Cursos de T.I. e o Centro Integrado de Saúde, concentrando, assim, mais de 20 laboratórios disponíveis tanto para o aprendizado quanto para o desenvolvimento criativo e inovador.

Visando contribuir e ampliar o ecossistema de inovação da região, a FSG conta com diversas iniciativas que têm esse perfil de desenvolvimento. 

Projeto [IN]pulso é uma inciativa de novos negócios que conta com pelo menos duas vertentes.

Projeto de startups e novos negócios: 

O projeto [IN]pulso (Aprenda e Empreenda) consiste em proporcionar uma maratona de ações ao longo de um semestre, que buscam desenvolver competências empreendedoras valorizadas pelo mercado, através da criação e cocriação, utilizando técnicas que estimulam a exposição de novas ideias de negócios, com grupos totalmente interdisciplinares. Alunos de todas as áreas são expostos e organizados em grupos heterogêneos. Ao longo do semestre são desenvolvidas e lançadas no mercado soluções para problemas reais. Para isso os aspirantes a empreendedores contam com uma rede de mentores e empreendedores locais, capacitados para auxiliá-los nessa jornada.

Ao final, jurados convidados avaliam os negócios criados em um evento no formato de competição, que avalia startups em busca dos melhores colocados, que recebem premiação da instituição para dar sequência ao negócio. 

[IN]pulso Empreendedor (Go to Market): 

Essa parte da iniciativa conta com uma série de ações, junto a diversos mentores, com uma ampla gama de conhecimento das mais diversas áreas, que vão dos detalhes de organização empresarial até a efetivação de um plano de negócios completo, que visa prestar todo o auxílio para impulsionar os novos empreendimentos que podem ter tido origem na etapa anterior no projeto de Startups ou mesmo que já seja oriundo de outras vertentes. 

Além dos programas voltados diretamente aos alunos e egressos da instituição, ainda existem as linhas de pesquisas científicas que são oriundas das áreas de Tecnologia, como a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), que é um órgão vinculado à Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário da Serra Gaúcha. Tem como objetivo dar suporte às atividades de pesquisa e extensão realizadas por docentes e discentes da FSG e ao desenvolvimento da formação de alunos de Graduação e Pós-Graduação como novos pesquisadores nas mais diversas áreas, tais como as Interfaces Tecnológicas. Estuda a representação bi e tridimensional e o emprego de materiais e tecnologias nos sistemas e processos produtivos. Investiga tecnologias, dispositivos, suportes físicos e virtuais e equipamentos empregados no projeto de produtos e a sua interação com o usuário e aborda aspectos referentes a materiais, usabilidade, ergonomia, sistemas mecânicos e de produção. https://www.fsg.edu.br/pesquisa/programa-pesquisa/ 

Ainda dentro do rol de desenvolvimento de inovações conta também com o ENIC e ENID, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Traz como seus principais objetivos e alicerces:

• Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

• Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.

• Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade. 

Com o portal EdTech, todos os professores do país, tanto do ensino à distância quanto do presencial, e pesquisadores da área de educação, terão subsídios para oferecer ferramentas e recursos que poderão ser utilizados com alunos em sala de aula. A intenção com essa ação, que é pioneira no mercado de educação superior privado brasileiro, é criar uma comunidade de troca de experiências, de uso e pesquisa em tecnologia na educação com os professores da Cruzeiro do Sul Educacional e de instituições externas. http://edtech.cruzeirodosulvirtual.com.br/

A FSG está presente e tem prestado seu apoio e participação nas diversas iniciativas locais, formadas por um conjunto de organizações que acreditam na criação e na transformação do ecossistema de inovação, que só é possível de forma colaborativa. Dentre as iniciativas que participa, estão a diretoria do Trino Polo, o projeto Hélice, movimento Mobi Caxias, e atualmente é parte integrante e colaboradora do Habit. 

Quer saber mais, acesse www.fsg.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

receba nossas
novidades